top of page
   CAMADA 1  
​
Como faremos?
​
Para o exercício prático do Festival foram convidados grandes artistas com o propósito de pensar e organizar 05 galerias visuais, mais performances convidadas, com a ideia de trabalhar este processo em camadas, buscando reconhecer os possíveis meios/ambientes que nos envolvem, muitas vezes, desvendando aquilo que se pensava do lado de fora . 

​

iniciaremos na Camada 1, a partir das duplas que irão trabalhar na construção das 05 galerias que compõem a mostra, onde o primeiro ou a primeira da dupla será parte da Linha 1, e a segunda ou o segundo, parte da Linha 2.

​

 

Linhas de Composição por Duplas

​

Galeria 1: Pi Suruí  e Eder Lauri

​

Galeria 2: Paula Sampaio e Marcela Bonfim

​

Galeria 3: Aline Motta e Lia Krucken

​

Galeria 4: Rogério de Assis e Washington da Selva

​

Galeria 5: Duo Rodrigo Masina Pinheiro e Gal Cipreste Marinelli e Ana Lira 

​

 

 

Como funcionará? 

​

​

        Compositores da Linha 1 

1. Iniciarão o processo dando o tom, como em uma música, neste caso propondo 04 imagens à respectiva galeria, exercitando o mote conforme a visualidade que os tocam. 

​

2. Com intuito de construirmos uma ‘narrativa composta’, solicitamos também que cada compositor da Linha 1 nos envie um texto sobre a sua perspectiva/proposta (linear ou não);

 

3. Promovendo a ESCALA DE COMPOSIÇÃO: além das imagens e texto, cada compositor da Linha 1, incluirá ao processo mais dois, ou duas “compositoras convidados”. O “compositor-iniciador” fará a indicação do primeiro ou da primeira “compositor(a) convidado(a)”, solicitando ao mesmo/à mesma que envie sua proposta de 02 imagens e 01 texto de até 3 linhas; e este dará sequência a escala, indicando o segundo “compositor(a) convidado(a)”, que fará sua proposta visual com 01 imagem e 01 texto de até 3 linhas. 

​​

​

 

      Compositores da Linha 2 

4. Receberão os trabalhos da Linha 1, conforme as duplas, e mais os trabalhos provenientes da convocatória da 5ª Mostra à Céu Aberto da Cultura da visualidade de Porto Velho, visando a organização da respectiva galeria.

 

​5. Compositores da linha 2, terão acesso ao conteúdo da convocatória.  Para compor as respectivas galerias serão disponibilizados até 20 suportes em lambe-lambe, 1 x 1,5. Cada suporte pode ser preenchido por mais de uma imagem. Lembrando que a proposta do Festival é incluir a maior quantidade possível de pensamentos visuais.

​

​

   CAMADA 2   

​

      Compositores da Linha 3 

6. A segunda camada será a realização da convocatória pública, onde os olhares dos compositores se misturam a outras perspectivas de meio ambiente; sendo gratuita e aberta a todo o público interessado por fotografia, com a ideia de abranger o maior número possível de reflexões e diversidades visuais. A convocatória tem início no próximo domingo (06).
​
7. Não se trata de um ambiente competitivo, e sim de uma composição, que abraçará diversas formas de visualidade, absorvendo o grafite, o desenho, a performance, a música, a rua, nas mais possíveis formas de composição. Cada proponente terá o limite de uma imagem-reflexão pertinente ao mote, enviada em arquivo JPG, em boa resolução. As impressões terão tamanho máximo de 1x1,5m. 
​
8. A plataforma utilizada pela convocatória será a Frontfiles. Uma comunidade global, aberta à fotojornalistas e compradores de imagens, onde os criadores têm total autonomia sobre o próprio trabalho, além de participar coletivamente na construção de um ecossistema fotográfico mais humano e de alta qualidade, conectado ao mundo editorial.
​
​
    CAMADA 3    
​
       Compositores da Linha 4 
9. A terceira camada serão as intervenções dos artistas convidados com suas performances, nos diversos suportes, imprimindo sentidos do “BerimbauOssauro” de Dom Lauro; das imagens interiores da vivência indígena de Márcia Mura, da espacialidade de “Coroas” do fotógrafo Uiler Costa-Santos, e dos varais da série “D'Água e Lama”, da fotógrafa Michele Saraiva, aos sentidos visuais construídos com a cidade.
​
​
    CAMADA 4    
 
       Compositores da Linha 5 
10. A quarta camada será a própria montagem e documentação das galerias, onde a ideia é captar as camadas que se formarão com o próprio meio ambiente e cotidiano da cidade, absorvida pelos fotógrafos e vídeo-maker, Saulo de Sousa, e Christyann Ritse, ambos artistas da região, que integrarão seus olhares às camadas sensoriais que surgirão.
​
 
​
    CAMADA 5 E O FLUXO VISUAL    
​
       Compositores da Linhas 6 e dos demais fluxos  
11. Por fim, a quinta camada , com a Linha 6, como as linhas que seguem o fluxo visual, ocupadas por cinco convidados que a partir da suas formas, farão comentários sobre o processo visual dessas tantas camadas que iremos percorrer; como espectadores abrangendo, sobretudo, o lado de dentro de quem está exercitando “esse processo que é vital”.
​
12. Assim, entendemos a visualidade como essa oportunidade de composição e decomposição, sobretudo imaginária, onde as linhas de sentidos não têm fim, então, convidamos você a refletir conosco, se o meu meio, é o meio ambiente, o que existe ao meu redor que faz de mim parte desta composição?
 
 
Exercite a sua camada ! 

​

20900848_1486072934817654_650199831776121972_o.jpg

   Compositores INICIAIS   

___PROPOSITORES_________ 1 

____ORGANIZADORES________ 2 

______ CONVOCATÓRIA _______ 3 

__LIVRE COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE__________ 4 

____________ 5 

  ESCALA DE COMPOSIÇÃO _________ 1  

__LIVRE-COMENTÁRIO__________ 6 

__DOCUMENTAÇÃO__________ 5 

bottom of page